fbpx
Televendas
27 3229-1022
Fale Conosco
27 3227-5188

#DICASPROENG: Home Office: 8 dicas para você trabalhar melhor de casa

24 de março de 2020

Neste momento de pandemia do Covid-19, muitos profissionais estão trabalhando de casa, na modalidade Teletrabalho, mais conhecido como Home Office.

Fonte: www.neilpatel.com

O home office é uma tendência global que já está conquistando empresas e profissionais no Brasil. Também chamado de trabalho remoto, teletrabalho e trabalho à distância, essa modalidade permite que os profissionais trabalhem de qualquer lugar.

Nessa pandemia do Covid-19, muitas empresas adotaram esta medida e liberaram seus profissionais para o isolamento em casa, evitando a aglomeração no escritório e a disseminação do vírus.

Escolhemos 8 dicas para você garantir um excelente trabalho nesse momento e aguardar o retorno para o escritório.

1 – Home office não significa somente trabalho em casa

Este é o primeiro mito que precisa ser derrubado: home office não significa, necessariamente, trabalhar sem sair de casa. Por exemplo, há várias profissões em que o trabalho remoto ocorre em trânsito, em locais como cafés, aeroportos, parques e hotéis pelo caminho.

Aliás, o profissional também pode escolher trabalhar em um escritório compartilhado (coworking), ao invés de montar seu espaço em casa. As vantagens dos espaços compartilhados são a oportunidade de fazer networking, trocar conhecimentos e evitar o isolamento típico do home office.

2 – Pijama e pantufa não combinam com home office

Se você acha incrível a ideia de trabalhar de pijama e pantufa na frente do computador, é porque nunca colocou em prática. Pode ser divertido em um primeiro momento, mas as roupas têm grande influência sobre o nosso comportamento e disciplina.

Uma atitude desleixada pode gerar negligência nas tarefas e comprometer a seriedade, mesmo que de forma inconsciente. Por isso, se quiser entregar um trabalho de qualidade e continuar no home office, é melhor se vestir como se estivesse no escritório.

3 – Evite interferências

Nossa casa é um lugar repleto de distrações e interferências, que serão os seus principais desafios.

Para começar, você precisa contar com a colaboração dos seus familiares, deixando claro que não pode ser interrompido durante o expediente.

E, claro, nada de se perder entre notificações e redes sociais, que são as interrupções mais perigosas.

4 – Escolha um local silencioso

Seu escritório deve ser montado no cômodo mais silencioso da casa, de preferência isolado dos demais.

É preciso que seja um local limpo, organizado e tranquilo, que geralmente é mais confortável do que o escritório da empresa.

Vale lembrar aos familiares que música alta, televisão no último volume e furadeira no horário comercial não são boas ideias.

5 – Tenha internet e backup

Dica séria: use o dinheiro que você economiza com transporte e alimentação para pagar o melhor serviço de internet. Velocidade e estabilidade serão fundamentais para agilizar seu trabalho e garantir a comunicação e troca de arquivos com a empresa.

Essa dica é especialmente válida se você trabalha em plataformas colaborativas com outras pessoas da equipe. O backup continua sendo obrigatório, mas melhor ainda é trabalhar diretamente na nuvem.

6 – Tenha as ferramentas em mãos

Para trabalhar em casa, você precisa estar muito bem equipado. Isso significa ter uma excelente estação de trabalho, com móveis ergonômicos e um computador à altura.

Além disso, é bom ter equipamentos como câmeras e microfones de qualidade para melhorar a experiência das conference calls.

7 – Cumpra seu horário

O expediente em casa tem que ter um horário de início e fim, seja qual for o período escolhido. Se precisar resolver algo durante o expediente, programe os horários como se estivesse no escritório, fazendo hora extra se for necessário.

Sem um horário fixo, você pode perder o controle dos limites entre a vida pessoal e profissional, além de comprometer seu rendimento.

Se você trabalha para uma empresa, provavelmente terá que cumprir alguns horários para participar de reuniões e entregar projetos. Agora, se você é autônomo, é ainda mais importante manter uma rotina para não acabar trabalhando demais – ou de menos.

8 – Mexa-se

Nada de ficar oito horas sentado na cadeira só porque está em casa. No escritório, estamos sempre em movimento, seja na saída para o almoço, nas pausas para o café ou conversas com colegas em outras áreas.

No home office, a tendência é trabalhar mais intensamente e sem interrupções. Por isso, você precisa fazer pausas para se alongar e cuidar da postura, evitando longos períodos sem se mexer.

Aliás, aproveite sua independência para incluir atividades físicas na rotina, no horário em que estiver mais disposto.

Espaço Coworking ou Home Office compartilhado

Perspectiva do Coworking do Vitória Shore Proeng Home

O Home Office também pode ser planejado e executado no espaço Coworking do seu prédio, mas como estamos passando por um período de muita atenção e cuidados, é necessário se isolar socialmente e trabalhar dentro de casa.

Após o período de quarentena, o seu trabalho ou estudo pode ser mais proveitoso nos ambientes compartilhados.

Espaço Home Office do Address Praia do Canto

Comentários

Nenhum comentário neste tópico ainda. Seja o primeiro a comentar!