fbpx
Televendas
27 3229-1022
Fale Conosco
27 3227-5188

Darcy: um exemplo de vida

6 de fevereiro de 2018

Com uma infância simples igual a toda criança do interior, “Seu Darcy”, como é conhecido pelos colegas de trabalho, nasceu e cresceu no norte do Espírito Santo. Iniciou muito tarde os estudos e, aos 11 anos, ainda frequentava a 1ª série do Ensino Fundamental. Com a cara e a coragem, mudou-se para a capital em 1993. Trazia com ele a esposa, Sandra Evangelista, grávida de 3 meses e, nos braços, apenas duas bolsas de roupas.

Chegou à Vitória com 21 anos e logo foi procurar emprego para sustentar a esposa e o filho que estava por vir. Após dois meses, conseguiu trabalho como auxiliar de serviços gerais na Proeng Construtora, empresa fundada pelo Engenheiro Lamberto Palombini Neto e que na época, já havia entregue alguns empreendimentos na capital.

De acordo com o Sr. Darcy, foi difícil no início. “Tinha dificuldades de me integrar com os colegas e de entender a dinâmica e funcionamento de uma obra. Era um ambiente totalmente hostil para um rapaz recém-chegado do interior do Estado”.

Ao longo do tempo, com a chegada do primeiro filho Deivid, novas conquistas se concretizaram. Segundo ele, o casamento, o primeiro emprego, a casa, o carro e a moto são algumas das conquistas realizadas. “Estes são um pouco, entre tantas outras coisas, que conquistei ao longo de vinte e quatro anos trabalhando na Proeng e estão no meu hall de conquistas e vitórias. Mas uma grande conquista foi voltar a sala de aula, aos 28 anos, e concluir o ensino fundamental”.

Aquele rapaz do interior voltou a estudar e completou o Ensino Fundamental. Com a correria do dia a dia e com a chegada da filha Samilly, o objetivo de terminar os estudos ficou em segundo plano, mas não foi esquecido. Muitas coisas marcaram a sua trajetória no Grupo Proeng, mais uma em específico ficou em sua memória. “Certo dia, um senhor chamado José Ferreira, encarregado de hidráulica, durante o expediente na obra, apontou para um estagiário de engenharia e disse: “Está vendo aquele estagiário? Ele tem futuro e vai longe. Observe a trajetória dele, ajude o no que for preciso, pois ele contribuirá para o futuro desta empresa”. O estagiário em questão é o atual Diretor Geral do Grupo, Antônio Gonçalves”.

Sr. Darcy com a filha Samilly, a esposa Sandra e o filho Deivid.

“As vezes me pego a vaguear em pensamentos e consigo ver o primeiro dia de trabalho na Proeng, onde cada dia é um aprendizado novo. Procuro não expor o tempo que estou na empresa para que os colegas não se sintam obrigados a me ver como um cara velho de casa e dispensem, a mim, um tratamento diferenciado, mas procuro sempre desenvolver minha função com profissionalismo e responsabilidade”, ressaltou.

Certa vez, em uma cerimônia de entrega de chaves, Sr. Darci ouviu uma frase, dita pelo Presidente da empresa, Dr. Lamberto Palombini Neto, que lhe chamou a atenção: “O futuro se constrói com trabalho e dedicação”.

Com a frase e a interpretação de um vídeo apresentado em uma palestra do SIPAT, Sr. Darcy compreendeu que “Para toda empresa, o colaborador que almeja crescer profissionalmente deve resolver os problemas e não criar problemas. Foi a partir desta observação que a luz acendeu e eu decidi que iria me instruir. Então, voltei a sala de aula com um propósito definido, que os anos seguintes se encarregaram de concretizar”.

Aos 40 anos, voltou novamente à sala de aula e concluiu o Ensino Médio. E aos 45, Darcy Sousa dos Santos, nosso colaborador há 24 anos, completou mais uma etapa em sua vida, a conclusão do Ensino Superior, no curso de graduação em Engenharia Civil.

Entender o porquê das coisas foi o “x” da questão para o Sr. Darcy. “Nunca quis, simplesmente, fazer, mas saber o motivo de fazer daquela forma. Confeccionar um traço de concreto, entender o processo de cura, porque usar um determinado material, porque ocorrem falhas de execução ou funcionamento. São inúmeros questionamentos que surgem e, na maioria das vezes, as informações necessárias não estão acessíveis. Por este motivo, resolvi entrar na faculdade e estudar engenharia”.

Sr. Darcy com os colegas do curso de Engenharia Civil em um evento da faculdade: “Simpósio de engenharia, exposição e troca de conhecimento.”

Para ele, não foi nada fácil conciliar a faculdade com a família e o trabalho. “Aquele que tem um objetivo sabe que a vida é feita de renúncia. As confraternizações de família, o bate papo com os amigos e o lazer dos finais de semana são substituídos por horas e horas de dedicação aos estudos. Ainda mais para morador de periferia, onde o disk silêncio não funciona, tornando-se um problema para a concentração. Então, a solução é esperar todos irem dormir para estudar”.

De acordo com Sr. Darcy, o aprendizado nunca para e os sonhos nunca morrem: “O aprendizado não para. Ele é constante. Não vou parar aqui. Já em seguida iniciarei uma pós-graduação. Não sonho alto, mas vivo intensamente cada dia como se o amanhã não viesse a existir, mas como todo ser humano, desejo uma terceira idade mais estável, economicamente”.

A ficha ainda não caiu para o Sr. Darcy, que agradece a sua família, aos amigos e aos colegas do Grupo Proeng pelo apoio, motivação e compreensão. Ele dedica a sua conquista à memória de seu pai Oraldo dos Santos. “Meu pai, homem iletrado que lutou, criou seus filhos e os amou intensamente e ensinou que uma das principais qualidades de um homem é o caráter. Todos foram responsáveis por fazerem com que o pedreiro, vindo do interior, se tornasse engenheiro”.

Família do Sr. Darcy. Pai (in memoriam), mãe e irmãos.

“Todos esses fatos contribuíram para o meu amadurecimento como esposo, como pai, como amigo, como funcionário, como cidadão e, principalmente, como ser humano. Acredito na capacidade do ser humano de gerar coisas boas e dignas de prestígio, pois somos passageiros e com tempo determinado. Assim, como o gestor identifica um talento e gera outro gestor, todos nós devemos gerar os talentos que nos sucederão, pois nessa trajetória, as pessoas nos observarão e, ainda que a uma certa distância, absorverá aquilo lhe será útil”.

Texto do Informativo Grupo Proeng S.A. – Ano XVIII – Edição nº 113 – Janeiro/Fevereiro/Março de 2018

Comentários

  • Ana Maria de souza carvalho ab - Comentou em 11 de fevereiro de 2018

    Só digo parabéns você merece ❤️

  • Rosani Lina da Silva - Comentou em 23 de fevereiro de 2018

    Parabéns Sr. Darcy!!! Superação, determinação!!! Sucesso sempre!!!