fbpx
Televendas
27 3229-1022
Fale Conosco
27 3227-5188

8 dicas de decoração para quarto de criança

16 de outubro de 2019

A decoração de quarto infantil é um dos momentos mais divertidos na hora de planejar ou repaginar a casa ou apartamento. Dependendo da idade dos seus filhos, eles podem ajudar a escolher temas, móveis, papel de parede e acessórios, deixando o quarto cheio de personalidade.

1 – Descubra os gostos e sonhos das crianças:

O gosto das crianças deve ser levado em consideração, afinal, são eles que vão dormir, brincar e passar a maior parte do tempo no cômodo. Cuidado apenas com os exageros nos pedidos. Personalize o ambiente com personagens e temáticas que os agrade. Aposte em almofadas, puffs ou bichinho de pelúcia decorativas para complementar a decoração do ambiente.

2 – Use as cores preferidas:

Apresente as variedades de cores para que a criança tenha opções. Só evite cores muito vibrantes, pois deixam a criança mais agitada. Você pode optar por papel de parede personalizado ao invés de pintura, mas os desenhos em grafite estão na moda.

3 – Crie um cenário de filme ou de teatro:

Coloque objetos ou adornos que estimulem a criatividade e o interesse das crianças. Mapas, tinta lousa na parede, luminária e elementos divertidos e funcionais são alguns exemplos. A criatividade é o ponto chave na decoração infantil e a criação permite projetar um mundo de imaginação. Mas não precisa ser apenas lúdico, o quarto também pode ser atemporal. Há uma tendência de espaço para crianças que possam ser utilizados ao longo dos anos. Móveis de madeira, tapetes sem estampa e paredes neutras podem dar um ar de atemporalidade ao ambiente. Assim, a idade pode ser demonstrada em elementos não fixos e de decoração, como quadros, pôsteres, bichinhos de pelúcia, cortinas e colchas na cama.

4 – A iluminação é importante:

Evite cobrir as janelas com cortinas grossas e pesadas ou com móveis grandes. Invista em uma iluminação para a mesa de estudo, arandelas, pendentes ou pontos de luz com focos em locais estratégicos. Utilize cortinas com modelos bem leves ou que tenham estampas divertidas que combinem com o estilo da decoração.

5 – Coloque uma mesa de estudos, leitura ou outras atividades:

A decoração deve conter um espaço suficiente para a criança brincar, estudar ou desenhar, podendo ser sozinho ou com amigos. E para ter um espaço adequado, você pode usar bancada ou prateleiras. Em muitos projetos, a beliche com escrivaninha é a solução ideal para otimizar o espaço. Um ambiente organizado e um local específico para estudo pode estimular o contato da criança com a literatura e com a arte.

6 – Deixe os brinquedos e livros no alcance da criança:

Os brinquedos podem ficar guardados em gavetas ou caixas, mas precisam estar ao alcance das crianças. Você pode optar pela decoração do quarto na técnica montessoriano, que deixa o ambiente ainda mais estimulante, no qual os móveis são adaptados a altura da criança para que ela tenha fácil acesso aos seus objetos. Todo enfeite estimula uma experiência ao sistema sensorial da criança, favorecendo o desenvolvimento de suas habilidades e capacidades. O estilo do quarto pode incentivar a independência.

7 – Não tenha medo de misturar cores, texturas e padrões:

O uso da criatividade é livre, basta harmonizar as cores e combinar os elementos decorativos. Caso tenha duas crianças no mesmo quarto com gostos diferentes, tente conciliar os desejos ou usar elementos suaves e básicos para que agrade ambos.

8 – Fique atento à segurança:

Os pais devem fazer uma vistoria para manter a segurança do espaço. Nada de peças pontiagudas que possam machucar e, principalmente, nada de pecinhas desmontáveis que possam ser engolidas. E nem pense em móveis colados ou próximos à janela. Antes de iniciar o processo criativo para a renovação do ambiente, lembre-se de instalar as redes de proteção na janela.

Fontes: Viva Decora e Decor Fácil

Comentários

Nenhum comentário neste tópico ainda. Seja o primeiro a comentar!