fbpx
Televendas
27 3229-1022
Fale Conosco
27 3227-5188

6 ideias para montar a sua própria horta ou jardim vertical

20 de setembro de 2019

Com mais evidência e presente em pequenos ambientes, a horta ou jardim vertical viraram tendência, tanto de uma vida saudável quanto de decoração, e estão conquistando adeptos em todos os cantos do Brasil.

Além de oferecer mais qualidade de vida, conforto e bem-estar, o verde das plantas naturais no apartamento transmite a sensação de frescor, despertando a vida da natureza no ambiente.

Mas antes, é importante escolher bem que tipo de plantas cultivar. Isso varia de acordo com o espaço que terá para fazer isso, a quantidade de luz que o local recebe e, claro, sua disponibilidade para cuidar das plantinhas.

Por que ter uma horta em apartamento?

O apartamento é um ambiente geralmente menor quando comparado com uma casa e, principalmente, se comparado a uma casa com jardim, mas há um ponto positivo na grande maioria dos apartamentos que é o fato deles possuírem varanda, sacada ou algum ambiente externo, ainda que muitas vezes pequeno.

Fonte: Casa e Jardim

Ter uma horta em apartamento traz muitos benefícios e vantagens ao ser humano, entre eles:

  • Alimentação mais saudável – na sua horta caseira, você irá plantar produtos sem agrotóxicos, isso permite que você produza e se alimente com produtos orgânicos, que são mais saudáveis e menos nocivos a sua saúde, além de contribuir com a nutrição da família.
  • Estímulo maior ao consumo de folhas e saladas – É natural que você se sinta mais estimulado a usar a sua horta de apartamento, nas suas refeições, nos tempero dos alimentos, aumentando também a diversidade de alimentos.
  • Decora o ambiente – Ter uma horta em apartamento também ajuda na decoração, pois em geral, o verde dos alimentos cultivados ou até mesmo o colorido de uma flor, humaniza o ambiente e deixa ele muito mais bonito e alegre, traz vida ao ambiente e melhor, sem gastar muitos.
  • Hobbie – fazer a sua horta no apartamento pode ser muito prazeroso, assim como cuidá-la diariamente, aparando as folhas, regando para mantê-la saudável entre outras atividades.
  • Colaboram para minimizar os efeitos de emissão de carbono.
  • Contribuem para a diminuição da temperatura do ambiente.
  • Deixa o custo com alimentos consumidos mais barato;

Salva aí as 6 ideias para montar a sua horta ou jardim vertical

1 – Treliça

Uma ideia linda e super simples é o uso de treliças para montar seu jardim. É possível encontrá-las em lojas de decoração ou jardinagem por um bom preço. Mas claro que este projeto sai ainda mais barato se você fizer sua própria treliça. Assim, poderá escolher o tamanho e largura que fique melhor no seu cantinho. Basta fixar os pequenos potinhos com braçadeiras e pronto, você cria um jardim ou horta vertical sem ocupar espaço algum.

2 – Canecas

Essa ideia é, sem dúvidas, uma das mais simples e fofas. As canecas dão um toque de delicadeza à qualquer ambiente, e com certeza você tem algumas sobrando por aí. Você pode colocá-las numa prateleira, no para-peito do uma janela, em cima da geladeira, etc. Não tem segredo! Escolha plantas de porte pequeno, como as suculentas, e plante nas xícaras e canecas para montar um mini jardim cheio de charme.

3 – Escada

Você tem uma escada velha sem utilidade por aí? Então está na hora de usá-la para decorar a sua casa. Isso mesmo! Uma escada dobrável é tudo que você precisa para compor um lindo e delicado jardim na sala. Você só precisa inserir pedaços de madeira que unam os dois lados. Assim, poderá colocar vasinhos de cactos e suculentas, samambaias e flores de tamanhos diferentes. O resultado vai ficar lindo!

4 – Suspenso

Já imaginou ter uma horta na cozinha do seu apartamento? Isso pode ser bem fácil. Afinal, você só vai precisar de alguns vasos e ganchos. Plante ou compre as mudas que quiser na sua horta e pendure os vasinhos no seu porta pano de prato usando ganchos.

Se espaço é realmente um problema na sua casa, aposte nas prateleiras! Elas dão um efeito super bonito, e podem ser colocadas em qualquer cômodo. Para este tipo de jardim, é importante investir em plantas de pequeno porte para que elas não cresçam demais e você tenha que mudar de lugar.

5 – Prateleiras

Se espaço é realmente um problema na sua casa, aposte nas prateleiras! Elas dão um efeito super bonito, e podem ser colocadas em qualquer cômodo. Para este tipo de jardim, é importante investir em plantas de pequeno porte para que elas não cresçam demais e você tenha que mudar de lugar. Essa ideia também serve para hortas verticais.

6 – Vasos

Se você adora plantas, com certeza tem em casa alguns daqueles vasos de barro sem graça, não é? Então chegou a hora de dar outra cara para eles. Uma ótima ideia é pendurá-los com ganchos na varanda de casa. Eles vão dar um toque alegre à sua casa e deixar a vista muito mais bonita.

Como você viu, é muito simples dar vida ao seu apartamento com uma horta ou jardim vertical. A falta de espaço não é mais desculpa para a falta de verde na sua vida.

Fonte: Viver em casa e Revista Artesanato

Comentários

Nenhum comentário neste tópico ainda. Seja o primeiro a comentar!